Governador da Bahia, Rui Costa (PT) abriu processo segundo o portal Bahia Econômica, contra o ex-secretário especial de fomento à cultura, André Porciúncula (PL), que também é capitão da polícia militar da Bahia. No diário oficial da PM baiana, Rui designou o major André Vinício Sales dos Santos para fazer a investigação.
O governador alega que, em entrevista ao PodZé, o policial violou uma série de procedimentos administrativos que policiais militares precisam seguir. Também há menção ao episódio em que Porciúncula desafio Rui Costa a prendê-lo, no dia 13 de maio, última sexta-feira.
Porciúncula comentou o processo administrativo em seu Twitter. Primeiro ele disse que “No mesmo dia que o STF forma maioria para derrubar a lei que proibia prisões disciplinares para policiais, Rui Costa abre um processo disciplinar (mesmo estando afastado do serviço ativo) para tentar me prender por causa de minhas críticas a ele. Coincidência?”.
Logo depois, o pré-candidato a deputado federal publicou que “É realmente uma clara e odiosa perseguição política. Ainda mais que o que fundamenta o processo é uma entrevista em um jornal, na qualidade de pré-candidato a Deputado Federal pela Bahia, estado do governador Rui Costa”.