quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Petrobras
Home / NEGÓCIOS / Petrobras mantém fatia de mercado, mesmo após venda da RLAM
quinta-feira 28 de abril de 2022 às 14:53h

Petrobras mantém fatia de mercado, mesmo após venda da RLAM

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


A Petrobras conseguiu manter uma fatia de mercado de 80% no abastecimento nacional de diesel e gasolina no primeiro trimestre, mesmo com a venda da ex-Refinaria Landulpho Alves (RLAM) rebatizada de Refinaria Mataripe, na Bahia, para o fundo Mubadala. De acordo com o Epbr, a marca foi possível graças à participação menor das importadoras privadas, num momento em que o descolamento dos preços da petroleira para o preço de paridade de importação (PPI) se acentuou.

— De acordo com dados da ANP, a estatal respondeu por 81,29% das entregas de diesel A no país entre janeiro e março, ante o percentual de 80,02% do quarto trimestre de 2021. Para efeitos de comparação, no primeiro trimestre de 2021 a fatia era de 86,67%.

— Já na gasolina, a Petrobras representou 79,8% dos volumes entregues ao mercado doméstico no primeiro trimestre, frente à participação de 80,54% registrada no quarto trimestre e de 77,63% nos três primeiros meses do ano passado.

— O primeiro trimestre foi marcado pelo pico do preço do petróleo no mercado internacional, após a eclosão da guerra na Ucrânia. Sob pressão política, a Petrobras segurou reajustes por 57 dias, entre janeiro e março, e a defasagem dos preços da companhia para o PPI chegou a superar o R$ 1 por litro, no início de março. Segundo a Abicom, que representa os importadores privados, a defasagem atual é de cerca de 8% na gasolina e 25% no diesel.

— A Petrobras, no entanto, registrou queda nos volumes absolutos de venda de derivados no mercado doméstico no primeiro trimestre, de 8% na comparação com o quarto trimestre de 2021, para 1,7 milhão de barris/dia. Na comparação anual, houve um avanço de 2%. Os dados fazem parte do Relatório de Produção e Vendas da petroleira, divulgado na quarta-feira (27/4).

— A produção das refinarias da Petrobras caiu para 1,726 milhão de barris/dia no primeiro trimestre, após atingir 1,91 milhão de barris/dia nos três últimos meses de 2021. A queda é resultado da venda da RLAM – atual Refinaria de Mataripe.

— A produção média de óleo e gás da Petrobras, por sua vez, cresceu 3,4% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao quarto trimestre de 2021, para 2,796 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/dia). Na comparação com os três primeiros meses do ano passado, a alta foi de 1,4%

— A petroleira credita o aumento da produção à continuidade dos ramp-ups dos FPSOs Carioca (campo de Sépia) e P-68 (campos de Berbigão e Sururu), no pré-sal da Bacia de Santos; há uma menor perda de produção por conta das paradas para manutenção, em comparação com o 4T21; e à entrada em operação de novos poços no pós-sal na Bacia de Campos.

Veja também

Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos

A arrecadação federal total cresceu 9,77% em outubro na comparação com o mesmo mês do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!