A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo válido a partir do dia 1º de junho, de acordo com a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de dezembro do ano passado.
Trata-se de mais um documento importante que teve sua versão física remodelada, já que desde o dia 1º de março já está valendo o novo modelo do RG.
A mudança para o novo modelo de CNH será obrigatória a partir de 1º de junho para os motoristas que renovarem sua habilitação ou para quem tirar a carteira de motorista pela primeira vez.
O novo modelo aproxima a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, com sua identificação impressa em português, inglês e francês. O documento conta com a adoção de padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.
Entre as mudanças no visual da CNH, a que mais chama a atenção é a predominância das cores verde e amarelo e a mudança do local da assinatura do motorista, que ficará logo abaixo da foto. O documento contará com um quadro com silhuetas de veículos, indicando as categorias para as quais cada motorista está habilitado marcadas nesse quadro.
Logo abaixo da tabela de categorias estará o quadro de observações, para informar eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada. Ainda constará no novo design se a CNH é temporária (concedida a novos motoristas) sendo identificada com a letra P no canto superior direito, ou se é definitiva, identificada com a letra D.