Cerca de 2.800 candidatos ao cargo de promotor de Justiça substituto do Ministério Público do estado da Bahia realizaram na tarde do último domingo (9) em Salvador, a prova preambular do concurso. As provas foram aplicadas na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em Pituaçu, e na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela e na Graça. Está prevista para amanhã a divulgação do gabarito das provas.
A chefe do MP, procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado acompanhou a abertura dos portões e a realização do certame na Ucsal. Ao lado do chefe de Gabinete, promotor de Justiça Marcelo Guedes, do procurador de Justiça Paulo Marcelo de Santana Costa e de integrantes da comissão do concurso, ela também visitou as salas onde as provas foram aplicadas na universidade. Já a presidente da comissão, procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima, acompanhou a realização da prova nos campi da Ufba, junto ao procurador de Justiça Nivaldo Aquino e do promotor de Justiça Alex Neves, além de outros integrantes da comissão.
O concurso teve 5.671 inscritos para a disputa de uma das 20 vagas de promotor de Justiça substituto. Com a realização da nova prova preambular, 4.886 candidatos decidiram prosseguir no certame e 2.148 não compareceram para realização da prova. Os candidatos aprovados na prova preambular se submeterão às provas discursivas. O concurso terá validade de dois anos, contados da sua homologação, e poderá ser prorrogado por igual período.