sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Paulo Roberto é homenageado na CMS com Medalha Zumbi dos Palmares
terça-feira 12 de abril de 2022 às 16:23h

Paulo Roberto é homenageado na CMS com Medalha Zumbi dos Palmares

NOTÍCIAS


Por iniciativa do vereador Téo Senna (PSDB), a Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares a Paulo Roberto, secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A honraria foi outorgada em sessão solene, na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Cultura da Casa. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara.

A comenda, instituída no Regimento Interno da Casa Legislativa, leva o nome do ícone da resistência negra à escravidão e é dedicada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância na cidade de Salvador e no estado da Bahia.

“Quando o assunto é ensinar, representar e agir em favor dos povos que mais sofrem com discriminação e preconceito, Paulo Roberto é mais que um intelectual, ele exerce um trabalho humanitário e de extrema assistência para essa parcela significativa da população brasileira. Paulo é realizador de ações voltadas para o social, pensadas para a promoção de igualdade racial, apoio às políticas públicas das comunidades quilombolas e remanescentes, especialmente às crianças, adolescentes, à mulher e à família”, destacou Téo Senna em seu discurso.

O parlamentar também falou da importância dos projetos implementados pela secretaria, como o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do qual Salvador aderiu na gestão do ex-prefeito ACM Neto, além do programa “Igualdade Racial nas Escolas”, que estabelece a inclusão, no currículo da rede de ensino, da história e cultura afro-brasileira e capacita professores para lidarem com essa temática.

Representatividade

Ao agradecer a honraria, o homenageado ressaltou a representatividade da comenda numa cidade considerada negra como Salvador e num país plural como o Brasil e falou da universalidade da causa da promoção da igualdade racial.

“Esta é uma causa de todos nós, uma causa da República. Nós não temos raças, então não faz nenhum sentido a hierarquia de raças. Ou seja, o racismo. E onde reside essas diferenças? Ela reside numa construção social e as diferenças devem ser suplantadas pela igualdade e oportunidade. O trabalho que temos desenvolvido é de dar o mínimo ao cidadão”, destacou Paulo Roberto, ao citar a ideia de meritocracia quando se fala de desigualdades de oportunidades.

“Eu não posso falar de meritocracia se eu tenho pessoas que estão atrás da linha de largada. Elas vão ser sempre prejudicadas porque elas não partiram do lugar comum. Então lugar comum é água potável, é esgoto, é assistência médica. Então precisamos trabalhar para que essa corrida seja menos injusta possível no nosso país”, disse o homenageado.

Paulo Roberto é advogado, especialista em Ciência Política, Comunicação Social, Docência do Ensino Superior e tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

Além de Téo Senna e Paulo Roberto, compuseram a mesa de trabalho do evento Adilton Assunção, coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia (DSEI), Gildásio Daltro, médico e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Valéria Botelho, professora do Centro de Ciências e Tecnologias Aplicadas à Saúde (Cecitas).

Veja também

Governo autoriza operação de Angra 1 por mais 20 anos

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, autorizou a operação da Usina Nuclear de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!