Um avião brasileiro de pequeno porte voava em território argentino em direção à cidade de Trelew quando desapareceu dos radares, na tarde desta quarta-feira (6). Equipes de buscas do país estão empenhadas em localizar a aeronave que era ocupada por três homens brasileiros.
Segundo apuração do jornal O Globo, um deles é o empresário da construção civil de Florianópolis, Antonio Castro Ramos, detentor da aeronave de modelo RV-10. Ele estaria na companhia de dois amigos, o médico Gian Carlo e o advogado Mario Pino.
O avião havia deixado o aeroporto de El Calafate, na região da Patagônia, e seguia em direção à cidade de Trelew, também no sul argentino, quando perdeu contato com a base aérea. O último registro de comunicação ocorreu próximo à vila de Bahía Bustamante.
Segundo informou a Defesa Civil argentina, chovia na região da província, mas o mal tempo não impedia a realização de voos. Não se sabe se o piloto conseguiu realizar um pouso de emergência.
No último domingo (3), o trio de brasileiros esteve na cidade litorânea argentina Comodoro Rivadavia para participar de um show em homenagem aos 87 anos do aeroclube da região.
Segundo o presidente do Aeroclube Lago Argentino, Freddy Vergnole, os tripulantes foram avisados sobre as condições meteorológicas antes do voo, mas optaram por manter a viagem. Para Vergnole, uma das hipóteses é que eles tenham encontrado formação de gelo no percurso.
– Aparentemente eles carregavam muitas formações de gelo nas asas, o que produz um peso que não permite que você voe – declarou Vergnole à imprensa argentina.
A família de Ramos já embarcou rumo ao país para acompanhar as buscas.