terça-feira 30 de abril de 2024
Tebet, Doria, Moro e Leite: partidos precisam definir quem será cabeça de chapa. (Exame/Tebet: Jefferson Rudy / Agência Senado / Doria: Governo de SP / Divulgação / Moro: Bloomberg / Getty / Leite: Tiago Coelho/Bloomberg via Getty Images/ Montagem)
Home / DESTAQUE / Doria, Leite, Moro ou Tebet? Partidos debatem candidato único da 3ª via
quarta-feira 6 de abril de 2022 às 11:47h

Doria, Leite, Moro ou Tebet? Partidos debatem candidato único da 3ª via

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo artigo de Gilson Garrett Jr, na Exame, os presidentes do PSDB, MDB e União Brasil se encontram nesta quarta-feira (6) para debater a convergência dos três partidos em torno de um nome único para a terceira via disputar a Presidência, em outubro deste ano. Esta é a primeira reunião entre os dirigentes após o fim da janela partidária, em que os políticos podiam trocar de partido, sem o risco de perder o mandato.

Bruno Araújo (PSDB), Baleia Rossi (MDB) e Luciano Bivar (União Brasil) têm uma missão difícil após as movimentações da última semana. Tudo ficou estremecido com a quase desistência do ex-governador de São Paulo, João Doria, de concorrer ao Palácio do Planalto pelo PSDB. Aos 45 do segundo tempo, ele voltou atrás da decisão e renunciou ao cargo.

Ainda no ninho tucano, outra conta que precisa ser fechada é sobre Eduardo Leite. O ex-governador do Rio Grande do Sul vem se colocando como uma opção do partido para disputar a Presidência, inclusive tem conversado com Simone Tebet, pré-candidata pelo MDB. Caso o acordo fosse firmado, passaria por cima das prévias do PSDB, feitas em novembro do ano passado, elegendo Doria como pré-candidato.

Outro nome que também quer ser cabeça de chapa é Sergio Moro. Na semana passada – a mais intensa das eleições até o momento – ele trocou o Podemos pelo União Brasil, a princípio, para ser candidato a deputado federal. Um dia depois de se filiar, disse que não tinha desistido do sonho de ser presidente do país e que não era candidato a um cargo no parlamento.

Analistas avaliam que a convergência é fundamental para que um nome consiga ter chances de brigar por uma vaga no segundo turno, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na mais recente pesquisa EXAME/IDEIA, o petista teria 40% dos votos, e o presidente Bolsonaro estaria em segundo lugar, com 29%. Ciro Gomes (PDT) e Moro teriam 9% cada.

A sondagem ouviu 1.500 pessoas entre os dias 18 e 23 de março. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-04244/2022. A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Confira o relatório completo aqui.

Logo que lançou sua pré-candidatura, no fim do ano passado, Sergio Moro ganhou a simpatia do eleitorado e chegou a ultrapassar Ciro Gomes nas pesquisas seguintes, figurando com 11% das intenções de voto. Com o passar do tempo, o seu nome perdeu fôlego e agora ele está empatado com o pedetista, em uma simulação de primeiro turno. Mas a situação não é só ruim para o ex-juiz e ex-ministro do governo Bolsonaro, toda a terceira via, somada, não chega a 24% das intenções de voto.

Veja também

Forças Armadas participam de exercício de defesa cibernética da OTAN

As Forças Armadas, por meio do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), participou do Locked Shields …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas