Representantes da União dos Municípios da Bahia (UPB) se reuniram na última segunda-feira (4) com a equipe técnica da Unidade Regional da Controladoria Geral da União (CGU) no Estado da Bahia. Entre os participantes do encontro estavam o analista de Planejamento e Orçamento, Rodrigo Chagas Giudice, e o auditor de Finanças e Controle e em exercício na superintendência, Rafael Cabral Figueiredo. O objetivo da reunião foi discutir a realização de uma capacitação para difundir a importância da implantação de ouvidorias nos municípios da Bahia.
“Essa parceria é extremamente importante para que os gestores tenham os órgãos de controle como apoiadores, parceiros e não aqueles que só estão ali para punir. Colocamos a UPB à disposição para que juntos UPB e CGU possamos qualificar e capacitar suas equipes evitando punições”, ressaltou a superintendente da UPB, Raquel Santana.
Rodrigo Giudice da CGU/ BA explicou os principais benefícios de fazer a adesão à Rede Nacional de Ouvidorias. “É uma adesão gratuita, o gestor assina um termo de e a partir daí ele faz parte da rede. Dentro dessa rede tem um programa chamado PROFORT e a ferramenta Fala BR”, afirmou Giudice. “Fazemos esse processo de capacitação dando todo o suporte para os municípios para que eles alcancem a melhoria na gestão pública”, ressaltou Rafael Figueiredo.
A Controladoria Geral da União oferece gratuitamente o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (PROFORT) e o sistema Fala.br por meio do qual o município poderá gerenciar o recebimento de manifestações e no qual também os cidadãos irão fazer seus elogios, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de acesso à informação. Além de capacitação aos agentes públicos que forem designados para os cargos de ouvidor-geral e ouvidor substituto. Além de um acompanhamento permanente para orientar nas rotinas das atividades da ouvidoria.
A UPB fará uma capacitação no início de maio para auxiliar os municípios a aderir ao PROFORT. Também estavam presentes no encontro o assessor especial da presidência da UPB, Jorge Castellucci, o coordenador jurídico, Wal Goulart, o coordenador de Captação de Recursos, Joelson Azevedo, a coordenadora de capacitação e eventos, Gabriela Ribeiro, e o consultor contábil e jurídico, Fernando Almeida.