O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta sábado (2), que decretou para que não seja mais obrigatório uso de máscaras em locais abertos no estado. Rui afirmou que fez um balanço atual do cenário da Covid-19 na Bahia para basear a decisão.
Segundo o gestor, a medida dispensa também a utilização em estádios de futebol. “Isso inclui estádios de futebol, por exemplo. Peço a colaboração de todos para que continuem se vacinando e usando máscaras em áreas fechadas, especialmente ambientes confinados, como ônibus, metrô e elevadores”, salientou.
Em espaços fechados, a exemplo do transporte público, a máscara segue obrigatória. De acordo com Rui, a decisão foi tomada após reunião com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ocorrida na noite de ontem. Detalhes sobre o assunto estarão no decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado.
Salvador era uma das três capitais do Brasil que ainda mantinha a obrigatoriedade do uso de máscara. O prefeito Bruno Reis (UB), no entanto, disse que só dependia apenas do aval do governo estadual para desobrigar o uso do equipamento.
“Entendo que cada cidade tem sua realidade, e que o governador Rui Costa governa para todo o estado. Ao longo desse tempo, nós tomamos medidas em conjunto, e estamos seguindo isso. Se o governador quiser transferir a responsabilidade para as prefeituras, por decreto, eu imediatamente, irei desobrigar as máscaras”, disse em evento na terça (29).