Gabinete de Segurança informou que os 4 andares do prédio foram esvaziados em 12 minutos. Treinamento faz parte da implementação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) simulou um incêndio e esvaziou os quatro andares do Palácio do Planalto na tarde desta sexta-feira (7).
O treinamento é uma das etapas para a implementação do Plano de Prevenção, Combate a Incêndio e Abandono, elaborado pelo órgão com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Durante o exercício, órgãos do Distrito Federal foram mobilizados. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal pousou na Praça dos Três Poderes.
Bombeiros subiram a rampa do Palácio do Planalto e uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participou do treinamento.
Segundo o GSI, todos os funcionários deixaram o prédio em 12 minutos. O treinamento simulou um incêndio com 5 vítimas, localizadas no segundo e terceiro andares do palácio – o terceiro andar é onde está localizado o gabinete do presidente da República.
Ainda de acordo com o GSI, o exercício tem como metas:
1) principais fixar os critérios, atribuições e formas de comportamento em caso de incêndio;
2) avaliar a efetiva capacidade de evacuação do local, com vistas à garantia da segurança individual e coletiva na ocorrência de situações de abandono;
3) oportunizar, mediante ensaio, a preparação do público alvo quanto ao comportamento que deverá ser adotado durante uma ocorrência real de incêndio.