“Temos que ter a consciência de que precisamos nos mobilizar e fortalecer a causa municipalista”, afirma o prefeito de Acajutiba, Alexandro Menezes de Freitas, destacando a importância da participação das prefeitas e prefeitos baianos na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá entre os dias 25 e 28 de abril. O evento foi convocado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e apoiado pela União dos Municípios da Bahia (UPB). A prefeita de Mucugê, Ana Medrado, compartilha da ideia do colega prefeito, e lança um desafio: “vamos todos de mãos dadas a Brasília para lutar pela nossa causa”.
Alex Freitas, como é mais conhecido o prefeito de Acajutiba, que é também membro do Conselho Fiscal da UPB, participou em Brasília, na semana passada, da reunião do Conselho Político CNM, quando foi definida a pauta prioritária do movimento, com destaque para a PEC da Redução da Alíquota Patronal do INSS, de 24,5% para a metade, e também a aprovação da PEC 122, que proíbe a criação de despesas aos municípios sem que seja estabelecida a fonte de recurso para o custeio.
A PEC de redução da alíquota do INSS, construída em parceria da UPB, foi apresentada na Câmara pelo deputado federal Cacá Leão, mas precisa de 171 assinaturas de parlamentares para que a matéria seja numerada e passe a tramitar. Alex defendeu durante a reunião do Conselho Político da CMN que o movimento municipalista nacional se mobilize para coletar assinaturas, a exemplo do que tem feito a UPB.
O prefeito de Acajutiba revelou que é muita boa a expectativa quanto aos resultados da próxima Marcha a Brasília, destacando a “liderança de nosso presidente Zé Cocá e toda diretoria para mobilizar”. Ele lembrou que as comitivas de prefeitas e prefeitos baianos nas marchas anteriores foram destaques nos movimentos do ano passado, e tomadas como exemplo de mobilização e participação.
A prefeita Ana Medrado destacou a importância das marchas a Brasília, lembrando que a maioria das conquistas dos municípios nos últimos anos foram resultados das mobilizações realizadas durante o evento, que é o maior do gênero na América Latina. “É um movimento importantíssimo para todos nós prefeitos, por conta das reivindicações, dessas pautas tão esperadas por nós gestores”, disse ela em referência à PEC 122 e à proposta de redução da alíquota do INSS. De acordo com a prefeita de Mucugê, sem essas conquistas muitas prefeituras correm o risco de fechar as portas.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site: https://marcha.cnm.org.br/