segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / II Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura da Bahia é realizado em Juazeiro
sexta-feira 25 de março de 2022 às 20:13h

II Seminário Interterritorial de Caprinovinocultura da Bahia é realizado em Juazeiro

NOTÍCIAS


Agricultores, técnicos e lideranças políticas e da agricultura familiar dos territórios de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, Sisal e Sertão do São Francisco, estão reunidos até esta quinta-feira (24), em Juazeiro, na II edição do Seminário Interterritorial de caprinovinocultura.

O evento é uma realização da Central da Caatinga e tem o objetivo de organizar a produção e a comercialização da atividade produtiva da caprinovinociltura para agregação de valor, aproveitando oportunidades e os recursos disponíveis nos territórios.

Entre os temas debatidos estão mercados e comercialização, e planejamento da produção. Entre as propostas estão o acesso à água para produção, desburocratização do acesso à crédito e assessoramento técnico contínuo para as famílias.

Durante o evento, na mesa de compromissos e estratégias, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, destacou as ações que o Estado vem realizando para apoiar e fomentar o sistema produtivo da Caprinovinocultura. Ele destacou, em especial, os projetos Pró-Semiárido e Bahia Produtiva e as diversas iniciativas que vão desde a assistência técnica até a consolidação de espaços frigoríficos e de comercialização.

Dias salientou ainda, que o Governo do Estado está pleiteando novos projetos para a agricultura familiar baiana. “Estes investimentos ainda são insuficientes, sabemos que devemos continuar. Nós estamos elaborando novos projetos que vão captar recursos de outros países para investir aqui. E tudo o que vocês trouxeram aqui como demanda são inspirações para traçar a segunda etapa do projeto com o Fida e também com o Banco Mundial”.

O presidente da Central da Caatinga, Adilson Rodrigues, destacou a importância do apoio que o Estado vem dando à Central e aos Produtores por meio do Pró-Semiárido e salientou que é preciso manter e firmar parcerias para assegurar ações que promovam o desenvolvimento da agricultura familiar, e sobretudo da criação de caprinos e ovinos para produção de carne e leite.

O Seminário contou com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e do Pró-Semiárido, projeto do Governo do Estado executado pela CAR empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinancimento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Veja também

Bolsas da Europa reduzem perdas com futuros de NY no azul, mas ímpeto segue limitado

As bolsas da Europa ensaiam recuperação e reduzem perdas após um abertura negativa, em meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!