segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Por razões de segurança, embaixador brasileiro na Ucrânia e equipe deixam a capital Kiev
quarta-feira 2 de março de 2022 às 07:16h

Por razões de segurança, embaixador brasileiro na Ucrânia e equipe deixam a capital Kiev

NOTÍCIAS


O embaixador brasileiro na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, divulgou nesta terça-feira (1º) um vídeo em rede social avisando que, por razões de segurança, ele e sua equipe deixaram Kiev, capital da Ucrânia.

Na semana passada, a Rússia iniciou uma invasão à Ucrânia. O confronto já é considerado o maior ataque de um país contra outro desde a Segunda Guerra Mundial. Nesta terça-feira (1º), a Rússia atacou as duas principais cidades da Ucrânia.

No vídeo divulgado nesta terça (1º), Rapesta disse também que permanecerá na Ucrânia até retirar todos os brasileiros que desejarem sair do país.

De acordo com o Itamaraty, as atividades da embaixada brasileira em Kiev serão transferidas para Lviv e Chisinau, capital da Moldávia. O ministério também informou nesta terça (1º) que dois postos de atendimento consular serão abertos nestas cidades.

Nesta segunda (28), em entrevista exclusiva à GloboNews, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse que os embaixadores deixariam Kiev e partiriam para Lviv caso a “segurança e a capacidade de trabalho” da equipe fosse comprometida.

“Há várias missões diplomáticas que se mudaram pra cidade de Lviv que fica cerca setenta quilômetros da fronteira com a Polônia. Talvez nós tenhamos que fazer isso as condições em Kiev chegarem ao ponto que impeça a segurança e a capacidade de trabalho do nosso pessoal”, disse França.

Veja também

Inflação está muito perto de atingir meta de 2% na zona do euro, diz Lagarde, do BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a inflação está “muito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!