A bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), após o governador Rui Costa (PT) enfatizar não querer discutir com o grupo e afirmar que pede apenas que não atrapalhem a Bahia e o deixem trabalhar, disparou que a declaração do dirigente petista comprova que ele age de forma “ditatorial” por possuir bancada do “amém”, mas não calará a voz da minoria .
Atualmente, o governador conta com um total de 42 deputados integrando seu bloco na AL-BA, enquanto na ala dos oposicionistas esse número é de apenas 21. Para se aprovar um projeto no parlamento é necessário o mínimo 32 votos favoráveis.
Porém, a grande influência, segundo os deputados da oposição, seria Rui ter a certeza de possuir a maior bancada na Casa, classificada hoje como bancada do “amém”.
“Que nunca contraria suas vontades, aprova todos os projetos enviados por ele, inclusive, sem debate. Se não fosse nossa pressão tudo passaria de forma imediata. E a nossa meta, embora em minoria, é tentar remover isso e continuar fiscalizando. Ao menos, para que ele enxergue que precisa ter postura de respeito, exercer a democracia”, disparou Luciano Ribeiro (DEM), segundo o Bocão News.