Senador em último ano de mandato, Otto Alencar (PSD) deve ser anunciado nesta semana ou até 13 de março como pré-candidato ao governo da Bahia. As primeiras informações sobre a possibilidade de Otto ser o pré-candidato da chapa que conta com o PT surgiu na metade deste mês de fevereiro, mas foram negadas na ocasião por aliados da chapa governista, como os deputados estaduais Rosemberg Pinto (PT) e Alex da Piatã (PSD). O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes, não confirmou nem negou, mas salientou que “onde há fumaça, há fogo”, registra o A Tarde.
No entanto, desde quinta-feira (24) muitos políticos no anonimato já cravam Otto Alencar como pré-candidato a governador. Além disso, já é notório que o senador Jaques Wagner (PT), não quer concorrer ao governo do Estado, o que abriria a vaga para Otto. Por sua vez, Otto diz não ter restrição de, dentro da estratégia proposta, o vice-governador João Leão (PP) assumir o governo do Estado durante boa parte do ano, já que Rui Costa (PT) deixaria o cargo para investir em uma possível pré-candidatura ao Senado.
O anúncio oficial da pré-candidatura de Otto ao Governo do Estado pode acontecer entre 5 e 8 de março, em festa com a presença do pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).