As cidades de Maracás, Jequié e Itagibá receberam na penúltima semana, a visita de diretores e gestores da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, e de representantes do SineBahia, órgão de intermediação de mão de obra do Governo do Estado. Em cada um dos municípios, a comitiva da Bahiagás se reuniu com os respectivos prefeitos e autoridades locais, para atualizá-los sobre os avanços do projeto Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste.
A agenda foi iniciada com uma reunião na cidade de Maracás, onde o vice-prefeito, Samuel Nascimento, os vereadores e a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Maracás), Alda Gomes, receberam as últimas notícias sobre o andamento do projeto. A atividade contou com a participação de representantes das empresas contratadas pela Companhia, para a execução de obras no município, e da mineradora Vanádio de Maracás, principal cliente do Gás Sudoeste na localidade.
O diretor Técnico e Comercial da Bahiagás, Paulo Lucena, foi o responsável pela apresentação das etapas do projeto e detalhou o avanço de cada uma delas. “Estamos iniciando, em Maracás, a construção de dois importantes equipamentos do projeto Gás Sudoeste: a Estação de Distribuição local (ED Maracás) e o ramal que vai levar o gás natural dessa estação até a mineradora Vanádio de Maracás”, ressaltou Paulo.
Alinhamento para o desenvolvimento
Em Jequié, a comitiva visitou a sede local da Companhia e foi recebida pelo prefeito da cidade, Zé Cocá, e por secretários municipais. Com pauta semelhante à do município anterior, os diretores apresentaram os avanços do projeto e estabeleceram acordos relacionados às obras que serão retomadas na cidade. Zé Cocá comemorou o reinício das obras e dispôs a estrutura do Município para contribuir com o projeto. “Esta é uma obra de extrema importância para a região e precisamos unir esforços para o seu bom andamento”, destacou o prefeito.
Em seguida, os diretores conheceram a Estação de Transferência de Custódia de Itagibá (ETC Itagibá), marco inicial do projeto. A ETC, que é o primeiro equipamento do Gás Sudoeste com as obras totalmente concluídas, foi apresentada ao prefeito da cidade, Marquinhos Barreto, pelo gerente de Implantação de Infraestrutura do Sudoeste, Marcus Oliveira. Ainda em Itagibá, a comitiva se reuniu com representantes da mineradora Atlantic Nickel, dando início às tratativas para um futuro atendimento à empresa.
O diretor-presidente da Bahiagás ressaltou, em todos os compromissos, a importância do alinhamento com os gestores municipais, para a garantia do avanço do projeto. Gavazza enfatizou a relevância do Gás Sudoeste para o cumprimento da diretriz estratégica de interiorização do gás natural e ressaltou os seus impactos para toda a região.
“Desde o início das obras, o projeto vem aquecendo a economia local, gerando empregos, aumentando a arrecadação de tributos e movimentando os setores de comércio e serviços”, pontuou Gavazza. Segundo ele, a conclusão do empreendimento vai atrair novos investimentos para as cidades, gerando desenvolvimento socioeconômico para toda área de abrangência do projeto e, por conseguinte, para todo o estado da Bahia.