Nesta segunda-feira (21), o vereador André Fraga (PV) apresentou uma emenda ao Projeto de Lei 35/2022 que institui o “SOS Cultura II”, auxílio destinado aos trabalhadores impactados pelo cancelamento do carnaval. O parlamentar quer que os catadores de material reciclável cadastrados no município também recebam o benefício social.
Segundo Fraga, esses profissionais são figuras presentes no tradicional carnaval de rua de Salvador, um evento que gera bastante resíduos de plástico e metal. Segundo representantes do setor, era possível tirar até R$ 2 mil na coleta de materiais recicláveis durante os sete dias de carnaval. Além de gerar renda, a atividade contribuía para a sustentabilidade da festa e, graças a esses profissionais, o material recolhido tinha uma destinação com redução de impacto ao meio ambiente.
“Assim como muitos outros trabalhadores envolvidos na festa, os catadores conseguem aumentar a renda de forma significativa nesse período. Sendo assim, as populações que são mais vulneráveis e que encontram sustento no carnaval precisam que o poder público garanta algum tipo de suporte, como é o caso dos catadores. Estamos lutando por eles”, explica André.
Na semana passada, o vereador já havia enviado um ofício ao prefeito pedindo que os catadores fossem incluídos no projeto da Prefeitura.