Os cenários discutidos na reunião entre o ex-presidente Lula, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o senador Otto Alencar (PSD) geraram de acordo com a Folha de S. Paulo, revolta entre parlamentares petistas do estado.
Segundo relatos, Rui teria levado proposta após Lula impedir que o senador Jaques Wagner (PT) fosse candidato. O ex-presidente teria aceito o pleito de Rui, que deseja disputar uma vaga ao Senado. O vice-governador João Leão (PP), irá assumir o governo em abril. A proposta que circula nos bastidores, que segundo a qual Otto Alencar seria o candidato a governador, o PP indicaria o vice (o atual é do partido, João Leão) e Leão se lançaria ao Senado.
A costura estaria sendo feita para atrair o PSD para uma aliança nacional em torno de Lula.
O jornal diz que a bancada baiana afirma que uma candidatura de Otto ao governo prejudicaria a bancada, que prevê crescimento com Lula. O senador do PSD disse na Folha, que não há qualquer outra possibilidade para ele que não seja a disputa à reeleição.
Eles também criticam Rui por ter levado uma proposta que, para eles, parece diminuir a importância do estado no interior da legenda. Atualmente, o partido que possui mais prefeituras na Bahia é o PP, com mais de 115 cidades baianas. Em segundo aparece o PSD, com 110. O PT possui menos de 40 prefeituras no estado.