O ex-prefeito de São Paulo e candidato à Presidência em 2018 Fernando Haddad (PT) fez críticas a visita do presidente Jair Bolsonaro à Rússia.
Em sua conta no Twitter, Haddad disse que o único propósito da ida do mandatário ao país chefiado por Vladimir Putin é “conhecer as últimas novidades no campo da disseminação de fake news”.
“As viagens dos Bolsonaros ao exterior, inclusive a Rússia, tem um único propósito: conhecer as últimas novidades no campo da disseminação de fakenews. Só a mentira sustenta seu projeto de poder”, escreveu o petista.
As viagens dos Bolsonaros ao exterior, inclusive a Rússia, tem um único propósito: conhecer as últimas novidades no campo da disseminação de fakenews. Só a mentira sustenta seu projeto de poder.
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) February 16, 2022
Bolsonaro conversou hoje pela manhã com Putin no Kremlin, sede do governo local. O brasileiro disse “ser solidário à Rússia”, mas não explicou o contexto da solidariedade. Não houve menção ao clima de tensão na fronteira com a Ucrânia.
O assunto preocupa a comunidade internacional em razão da possibilidade de um conflito armado — guerra que pode gerar instabilidades políticas na Europa e no mundo. Apesar de recuos nos últimos dias por parte da autoridade russa, há ainda uma ampla presença militar ostensiva na região fronteiriça com a Ucrânia, de acordo com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Segundo Bolsonaro, a visita à Rússia é “um retrato para o mundo” que mostra que ambos podem “crescer muito nas relações bilaterais”.
Antes de chegar a Moscou, Bolsonaro foi criticado pela decisão de manter a viagem à Rússia em meio a conflito iminente com a Ucrânia, devido a divergências políticas entre Putin e os gigantes ocidentais.
O chefe do Executivo federal também se referiu hoje ao líder russo como um “amigo” e disse compartilhar com ele “valores comuns como a crença em Deus e a defesa da família”.