O presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou ao Senado a indicação de Fernando Wandscheer de Moura Alves para o cargo de diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Se o nome for aprovado pelo Congresso, Alves substituirá Dirceu Cardoso Amorelli Junior, que deixará o posto após fim do mandato.
A indicação foi publicada na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial da União.
Alves é graduado em Relações Internacionais e Mestre em Direito, segundo currículo publicado no site do Ministério do Meio Ambiente. Ele foi secretário de modernização institucional da Secretaria Geral da Presidência (mar.-jul.2021) e Secretário de Articulação e Parcerias no Ministério da Cidadania (mar.2020 a mar.2021).
A sua entrada no governo aconteceu em abril de 2019, como Subchefe Adjunto de Gestão Pública (jan.-mar.2019) e depois Secretário-Executivo Adjunto (abr.2019-mar-2021) da Casa Civil do governo Bolsonaro.
Além de Alves, o presidente também indicou 2 ministros de segunda classe do quadro especial de diplomatas do Ministério das Relações Exteriores para o cargo de embaixador:
- Paulo Fernando Dias Feres, para representar o Brasil em Bangladesh;
- e Leonardo Carvalho Monteiro, para Guiné Equatorial.
Os nomes ainda precisam ser aprovados pelo Senado Federal.