quinta-feira 9 de maio de 2024
Home / NOTÍCIAS / TRE-BA mais tecnológico para atender todos os baianos
quinta-feira 10 de fevereiro de 2022 às 06:51h

TRE-BA mais tecnológico para atender todos os baianos

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou nesta última quarta-feira (9) a primeira coletiva de imprensa sobre as Eleições Gerais de 2022. Na pauta, a Corte informou que contará com mais tecnologia tanto para a regularização de títulos, como para a regularização de candidaturas.

Os jornalistas foram recebidos pelo presidente do Regional, desembargador Roberto Frank, na sede do órgão, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A Corte eleitoral fez um balanço dos títulos cancelados na Bahia e os meios criados pelo TRE-BA para atender os cidadãos baianos até o fechamento do cadastro eleitoral que acontece em 4 de maio.

Atualmente, a Bahia tem 2.294.537 títulos cancelados. Já Salvador, 377.470 (16,45%). Essas pessoas tiveram o título cancelado por não terem feito o cadastro biométrico ou não comparecerem nos últimos três pleitos.

Os serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE), serão ampliados a partir de hoje.  A ferramenta, que estava disponível para moradores de Salvador e região metropolitana desde agosto de 2021, passa a ser disponibilizada a todos os 417 municípios do estado.

O desembargador também anunciou a utilização do Janus, robô com inteligência artificial, para proceder com a análise dos registros de candidaturas no pleito deste ano. “O robô baixa o edital, intima o Ministério Público e o robô faz a sentença, que posteriormente é verificada pelo juiz, que libera para o Diário da Justiça Eletrônica”, declarou.

Para tentar incluir ainda mais eleitores que estão excluídos digitalmente da sociedade, o desembargador anunciou que está sendo viabilizado um projeto com a Federação da Indústria do Estado da Bahia (Fieb). “Nós pretendemos ceder dois caminhões do TRE para que a Fieb customize esses caminhões para que eles façam atendimento itinerante”, declarou, afirmando que os caminhões devem começar a circular em março ou abril.

Os eleitores que não fizerem a regularização, além de não votarem, não podem fazer empréstimos em bancos, se inscrever em concursos públicos, entre outros. Mesmo sem ter o cadastro biométrico, os eleitores poderão votar caso procurem a ferramenta e regularizem a situação até 4 de maio.

Criado para dar suporte às zonas eleitorais, o NAVE acumula 20.155 atendimentos desde o lançamento. O atendimento virtual pode ser acessado por meio do site oficial ou telefone 71 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Na plataforma Telegram, também há a possibilidade de ser atendido pela atendente virtual @maiatrebot.

O cidadão que não tiver condições de pagar multas, deve procurar a Justiça Eleitoral e preencher um requerimento comprovando a necessidade de dispensa do pagamento. O pedido será analisado por um juiz. ”Todas as pessoas que estão em situação difícil, deve procurar a Justiça Eleitoral, formalizar um requerimento comprovando a necessidade desse tipo de pedido”, disse o magistrado. Os eleitores que não fizerem a regularização, além de não votarem, não podem fazer empréstimos em bancos, se inscrever em concursos públicos, entre outros.

Veja também

Inundações na África reforçam preocupação com migração climática

Mais de 234 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas no Burundi, Quênia, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas