Eures Ribeiro (PSD), prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), voltou de Brasília entusiasmado segundo o colunista Levi Vasconcelos.
Segundo publicado, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), prometeu votar terça-feira (4) o projeto do deputado Cacá Leão (PP), já aprovado na Câmara, que congela a aplicação dos índices do FPM.
Entenda o caso
Os municípios recebem dinheiro a partir da população e o IBGE divulga projeções com base no Censo de 2010 que indicam uma redução de 15,3 milhões de habitantes na Bahia para 14,8 milhões. Com isso, 55 municípios baianos estão ameaçados de perder algo em torno de R$ 130 milhões, segundo Eures Ribeiro, em 2019.
Não fecha
A conta populacional não fecha, e, em alguns casos, há indicativos de que as projeções do IBGE estão totalmente desconectadas da realidade. Maracás, por exemplo. Em 2012 entrou em cena a exploração da mina de vanádio, uma atividade de forte impacto econômico, e a população, que era quase 25 mil habitantes, só vem caindo.
O senador Otto Alencar (PSD), que agenciou o encontro entre Eures Ribeiro e Eunício, diz que isso corrige uma grande injustiça:
“Lógico que em muitos casos o IBGE está visivelmente fora da realidade. O Eunício pautou o projeto de ofício, uma prerrogativa dele. Daí, é só Temer sancionar”, afirma Otto.