Escalado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar segundo a coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles, uma vaga no Senado por Pernambuco este ano, o ministro do Turismo, Gilson Machado, apareceu em último lugar na mais recente pesquisa Vox Populi.
De acordo com o levantamento, cujos resultados foram divulgados na última sexta-feira (28), o titular do Turismo não ultrapassa os 3% das intenções de voto entre os entrevistados.
O ministro ficou atrás do ex-deputado Anderson Ferreira (PL), pré-candidato do partido de Bolsonaro ao Senado no estado. Ferreira registrou 12% das intenções de voto e lidera no cenário em que concorre com Carlos Veras (PT).
Machado é bastante próximo do presidente da República e uma das “apostas” do governo para as eleições deste ano. Como o próprio Bolsonaro admitiu, até 12 ministros devem deixar seus cargos para disputar o pleito.
A pré-candidata ao Senado por Pernambuco mais bem avaliada na pesquisa, que foi encomendada pelo PT, é a deputada federal Marília Arraes (PT-PE). Ela tem 26% das intenções de voto.
A dupla de possíveis candidatos petistas (Marília e Carlos Veras) também é a única que aparece na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta nenhum nome.