segunda-feira 8 de julho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Federações partidárias mostram ser um desafio adicional às pretensões dos candidatos
segunda-feira 24 de janeiro de 2022 às 08:04h

Federações partidárias mostram ser um desafio adicional às pretensões dos candidatos

NOTÍCIAS, POLÍTICA


As federações partidárias, solução que pode provocar mudanças importantes no cenário político de 2022, têm se mostrado segundo a coluna de Denise Rothenburg, um desafio adicional às pretensões dos candidatos. Considerando-se a cultura política brasileira, marcada por infidelidade partidária, personalismo e pulverização ideológica, encontrar saídas para reduzir a promiscuidade de legendas e pauperização do debate público constitui um esforço notável em favor da democracia.

Mas os atores em cena têm reclamado das dificuldades de seguir os termos estabelecidos pela legislação. Legendas progressistas, como PT, PSB e PV, reivindicam mais tempo para definir as alianças. Por lei, as federações precisam se manter durante quatro anos. Na política brasileira, poucas siglas conseguiram uma sustentação duradoura: o PSDB com o PFL nos tempos de Fernando Henrique, e o PT e o PMDB nos governos de Lula e Dilma.

As federações tendem a agregar legendas com afinidade ideológica, o que reduziria a ocorrência dos chamados partidos de aluguel. Mas a tradição do caciquismo no Brasil e a diversidade de interesses regionais representam obstáculos concretos para uma real transformação na prática partidária do país.

Veja também

Pai de Mauro Cid admitiu ter entregue dinheiro vivo a Bolsonaro em NY

Pai do delator Mauro Cid, o general Lourena Cid admitiu segundo Roson Bonin e Gustavo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!