A lista de possíveis vices do ex-prefeito ACM Neto (DEM/UB), que deve disputar em outubro o Governo do Estado, só faz crescer, informa o Tribuna da Bahia. De acordo com informação do jornal, mais dois nomes de políticos com forte ligação no interior para o posto.
O primeiro deles segundo a publicação é a deputada estadual Jusmari Oliveira, que está no PSD – partido da base do governador Rui Costa. Segundo aliados, o ex-prefeito gostaria de colocar na chapa uma mulher com vinculação com o agronegócio. Procurada pela Tribuna, a parlamentar não se posicionou sobre o cenário com Neto, mas enviou uma mensagem confirmando que pretende tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Outro nome ventilado é o da mulher do prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, do DEM. Com o mesmo perfil de Jusmari, Marisete Bastos teve sua pré-candidatura a deputada federal lançada no ano passado na cidade em evento prestigiado por Neto. Os dois não foram encontrados pela reportagem para comentar.
Outros nomes também trabalham por fora. O presidente de honra do MDB e ex-deputado federal, Lúcio Vieira Lima, se colocou favorável à escolha do nome de Elinaldo Araújo (DEM) para compor a chapa. Os mais persistentes apontam ainda uma possível reconciliação de Neto com João Roma (Republicanos), que também trabalha por fora para viabilizar uma candidatura do campo bolsonarista no Estado.
A tendência é que ACM Neto escolha mesmo uma mulher para o posto. Além de um diferencial em relação àquela que o senador Jaques Wagner (PT), principal rival do herdeiro carlista, está montando (totalmente masculina), a opção estaria sendo apontada por pesquisas como largamente vantajosa para o democrata.
Vale lembrar que Neto deu uma “pausa” na campanha neste final de ano e tirou férias no exterior. No início da semana, ele postou mensagens em tom de campanha e de otimismo. Ele defendeu que 2022 seja “um ano de superação, renovação das nossas esperanças e que possamos começar um novo tempo” em que “a gente possa realizar os nossos melhores sonhos”. “O compromisso que assumimos é o de trabalhar incansavelmente para transformar a Bahia em um lugar menos desigual, com mais oportunidades, saúde, educação e garantia e futuro para os nossos jovens”, postou.