Líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 407/2021 para denominar um logradouro público com o nome da socióloga Antônia Garcia. A homenagem destaca o trabalho em prol das mulheres negras, contra o racismo, o machismo, as desigualdades e a injustiça social nos territórios urbanos.
Segundo a vereadora, Antônia Garcia, que morreu no dia 5 de dezembro, foi uma das especialistas que mais defenderam, desde a década de 70 – quando se muda para o Subúrbio – a adoção de políticas públicas para o território urbano soteropolitano pensando em gênero, raça e classe.
“Em sua extensa trajetória foi, além de uma grande militante, secretária Reparação de Salvador em 2007, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs), presidente do PT municipal e secretária de Mulheres do partido. Nos deixa um gigante legado que nos incentiva e que merece ser reconhecido” destacou.
Marta acrescenta, ainda, que Antônia foi uma das primeiras a reivindicar as creches comunitárias, movimento que inspirou todo o Brasil. “Foi responsável pela criação de frentes de luta, de associações, do Centro da Mulher Suburbana (CEMS), caminhando ao lado do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), por onde ofereceu formação sobre direito das mulheres a outros bairros da Fabs, em um período que esta luta vista como audaciosa pela sociedade machista e patriarcal”, afirmou.