terça-feira 14 de maio de 2024
Evento de criação do União Brasil, no mês passado - Foto: Toninho Barbosa/DEM/.
Home / NOTÍCIAS / União Brasil pode rachar antes mesmo de oficializar chapa para eleição
quarta-feira 22 de dezembro de 2021 às 07:46h

União Brasil pode rachar antes mesmo de oficializar chapa para eleição

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Conforme a coluna de Malu Gaspar, no O Globo, o União Brasil, nova legenda com a fusão entre PSL e DEM corre o risco de sofrer um racha antes mesmo de sair do papel.

De acordo com a publicação, o primeiro fator que ameaça um racha interno é o apoio a Sérgio Moro. A tentativa de uma aliança com o ex-juiz da Lava Jato, pré-candidato ao Planalto pelo Podemos, forçado pela ala do PSL, não tem empolgado o bloco do DEM. A insatisfação teria ficado clara, inclusive, em um jantar promovido pelo partido de ACM Neto, na última semana, em Brasília. A ala democrata prefere que a nova sigla fique livre para apoiar qualquer um dos presidenciáveis, dependendo do cenário estadual.

O problema é que em qualquer questão votada pelo partido, o PSL terá peso maior, porque o poder de decisão ficou com metade dos membros da sigla que elegeu Bolsonaro em 2018, além do controle financeiro.

Outro risco enfrentado pelo partido é de uma debandada para outras legendas, incluindo o PL, partido de Bolsonaro. O motivo seria, ainda segundo a coluna, a resistência de depender de Luciano Bivar, presidente nacional da sigla, já que ACM Neto, que será secretário-geral, teria deixado claro que o seu foco para o próximo ano é a disputa pelo governo da Bahia.

A coluna ainda diz ter tentado contato com Neto, que não deu retorno.

Veja também

Decisão do BC de não dar indicação futura sobre juros foi unânime, mostra ata do Copom

Todos os membros da diretoria do Banco Central defenderam a adoção de uma política monetária …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas