Pesquisa Ipespe divulgada hoje mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança do primeiro turno da disputa eleitoral para a Presidência em 2022, com 44% das intenções de votos. O petista aparece com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O instituto testou dois principais cenários, sendo o primeiro com sete candidatos, e o segundo com 12 concorrentes. A variação entre os políticos que estão em 1º e 2º nos dois casos é mínima, de um ponto percentual para mais ou para menos. Em ambos, a pesquisa foi estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos foram lidos para os eleitores.
As simulações também mostram que Lula tem um percentual bem próximo à soma de todos os demais candidatos somados. No primeiro caso, o petista tem 44% contra 45% dos outros seis. No segundo cenário, ele fica com 43% e os concorrentes, juntos, somam 46%.
A pesquisa do Ipespe foi realizada entre 14 e 16 de dezembro e ouviu mil pessoas, de 16 anos ou mais e de todas as regiões do país, por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%.
O UOL entrou em contato com o Ipespe para saber se a pesquisa foi encomendada por alguma empresa, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.
Cenário 1: primeiro turno com sete candidatos
O primeiro cenário considerou Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Felipe d’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD). Todos pontuaram, mas o ex-presidente lidera com ampla vantagem.
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL) : 24%
- Sergio Moro (Podemos): 9%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- João Doria (PSDB): 3%
- Felipe d’Ávila (Novo): 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
- Nenhum / Não iria votar / Branco: 9%
- Não sabe / Não respondeu: 3%
Cenário 2: primeiro turno com 10 candidatos
Mais amplo, o segundo cenário inclui, Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania), e Cabo Daciolo (Brasil 35) – que na última semana desistiu da pré-candidatura à Presidência. Nesse caso, os números mudam ligeiramente, mas mantém a diferença de 20 pontos entre Lula e Bolsonaro.
Sergio Moro e Ciro Gomes, porém, seguem com a mesma porcentagem, de 9% e 7%, respectivamente. Considerando a margem de erro, de 3,2 pontos para mais ou para menos, os dois ficam tecnicamente empatados.
- Lula (PT): 43%
- Jair Bolsonaro (PL) : 23%
- Sergio Moro (Podemos): 9%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- João Doria (PSDB): 3%
- Cabo Daciolo (Brasil 35): 1%
- Simone Tebet (MDB): 1%
- Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
- Alessandro Vieira (Cidadania): 1%
- Felipe d’Ávila (Novo): 0%
- Nenhum / Não iria votar / Branco: 8%
- Não sabe / Não respondeu: 1%
Já na pesquisa espontânea, Lula fica com 36% dos votos. O petista é seguido por Bolsonaro, com 23%, Ciro Gomes e Sergio Moro, empatados com 3%, e João Doria, com 1%. João Amoêdo, Marina Silva e Guilherme Boulos não pontuaram. Brancos e nulos foram 10% e outros 23% não sabem.
Segundo turno: Lula ganha de todos os adversários
Nos cenários de segundo turno, Lula ganha de todos os adversários. O ex-presidente foi testado contra Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria, e ficou com mais de 50% das intenções enquanto os demais ficam entre 24% e 33%.
Lula x Bolsonaro
- Lula – 53%
- Jair Bolsonaro – 31%
- Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 16%
- Lula – 52%
- Sergio Moro – 33%
- Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 15%
- Lula – 52%
- Ciro Gomes – 25%
- Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 23%
- Lula – 53%
- João Doria – 24%
- Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 22%
Jair Bolsonaro também foi testado. Ele perderia para Ciro e Doria, mas não há informação de disputa com Moro. O pedetista fica com 44% das intenções contra 33% de Bolsonaro. Já o governador de São Paulo tem 46% contra 36% do presidente.