A campanha de Lula para a presidência da República em 2022 ainda demora um pouco para começar, mas o mote, o slogan e o jingle já foram escolhidos, conforme informa a colunista Malu Gaspar. Segundo a jornalista, serão atualizações de materiais usados nas campanhas anteriores e que ajudaram o petista a ganhar duas eleições.
A diferença é que, agora, tudo foi feito para atrair o eleitor que ou votou em Bolsonaro e está arrependido, ou integra o contingente dos “nem Lula, nem Bolsonaro”.
No slogan, o “Lula Lá” das campanhas anteriores virou “Lula Já”, e o neologismo “lular” será amplamente usado, para reforçar a ideia de que o novo cenário político favorece a adesão ao petista.
O material, a que a equipe da coluna teve acesso, foi apresentado em reuniões da cúpula do partido, como parte do processo de escolha da produtora que fará a campanha. Participaram quatro empresas: Leiaute, MPB, Corbellini e Paulo de Tarso.
O material atende a uma chamada feita pelos próprios petistas na concorrência. “Se possível, algumas delas (as peças publicitárias) devem ser dirigidas para o segmento do eleitorado que votou em Lula, mas em 2018 votou em Bolsonaro e agora está retornando para Lula”, dizia o texto.
O tradicional jingle usado desde 1989 também está sendo reeditado, com o “Lula Já” no lugar do “Lula lá”, e “O Brasil tem pressa” no lugar de “Brilha uma estrela”, nessa versão. Frases como “para quê arriscar” e “chama logo o homem” compõem a letra, junto com referências ao combate à fome.
No vídeo, enquanto são exibidas imagens de Lula no governo e nos braços do povo, antes de ir para a prisão em Curitiba, um locutor diz: “Tem gente que sempre foi Lula, tem gente que nunca foi Lula e agora tá lulando”.
Conheça a letra da nova versão do jingle de Lula para 2022:
Lula já
O Brasil tem pressa
Lula já
Pra acabar com a fome
Lula já
Chama logo o homem
Lula já
Pra que outro nome
Não dá mais
Não vou arriscar
Lula já
Pra olhar pra frente
Lula já
Pra cuidar da gente
Lula já
Nosso presidente
Não podemos mais esperar