Comemoramos 2021. Apesar da nossa luta na pandemia foi um dos melhores anos nos resultados do esporte. Não apenas pelos títulos, mas pela participação, a decisão que tomamos de investir e horizontalizar o esporte, chegando a mais de 35 modalidades e os grandes campeonatos que aconteceram em Cascavel com a realização de competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. E o kickboxing é um destes esportes, onde hoje temos 12 países prestigiando nossa cidade”.
Com estas palavras, o prefeito Leonaldo Paranhos deu as boas vindas aos atletas sul-americanos de Kickboxing, às delegações e representantes das confederações dos países envolvidos. A abertura oficial do Campeonato Sul-Americano de Kickboxing aconteceu na noite de quarta-feira (8) no Teatro Municipal Sefrin Filho.
Na abertura do evento, o prefeito Paranhos também assinou no chamamento público para a inclusão da modalidade esportiva nas escolas de tempo integral da rede municipal de ensino de Cascavel, a partir do próximo ano.
Este termo de colaboração, é decorrente do chamamento publico número 04/2021/Semed, que tem por objetivo a oferta de atividades, por meio da contratação de instrutores especializados e orientador educacional, conforme detalhado no plano de trabalho e aplicação. “ Isso quer dizer que nós partimos para o esporte profissional, sempre buscando resultados e investindo na base, nas nossas crianças para que desperte o interesse pelo esporte. Esta modalidade é uma disciplina que trabalha a mente e o corpo das crianças”.
Para Paulo Zorello, presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing e presidente da Confederação Pan-Americana de kickboxing , a inserção deste esporte na rede de ensino é um passo espetacular. “O prefeito Paranhos, com esta proposta, nos deixou lisonjeados. A Confederação Brasileira cedeu dois rings oficiais para a Prefeitura de Cascavel e tornar o kickboxing como parte da rede municipal de ensino vai fazer não somente que a modalidade cresça mas que tenhamos a oportunidade de usar este esporte como ferramenta social e de inclusão que é a principal fundamento de que o esporte pode fazer”, enfatiza.
O campeonato
O 12º Campeonato Sul-Americano de Kickboxing é uma realização da Confederação Brasileira da categoria com a supervisão da Confederação Pan-Americana e apoio da Wako e tem patrocínio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte e da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.
O campeonato acontece de 8 a 12 de dezembro de 2021 em Cascavel.
Sua primeira edição foi realizada no ano de 1999 e é organizada pela CBKB com supervisão da Wako Panam. É o principal evento do continente no ano, reunindo atletas oriundos de 12 países da América do Sul.
Paola Garrido, da Confederação Chilena, destacou a importância do evento “porque está unindo todos os países sul-americanos para dar impulso a este esporte. Para o Chile é o primeiro processo para dar um passo ao mundial. Com o Sul-Americano vem o Pan-Americano e com isso classificamos nossos atletas para o mundial”.
Já o representante da delegação paraguaia, Hugo Lobo, falou que “o evento em Cascavel reúne os melhores atletas de todo continente”.
O Campeonto de Kickboxing acontece bianualmente e vale pontuação para os atletas que participam no ranking amador de cada país participante e também do ranking mundial amador da wako. “Um momento importante para cidade de Cascavel, para o Estado do Paraná. Nossos hotéis ocupados, nossa economia sendo movimentada pelo esporte. Esta, está sendo uma oportunidade intercâmbio e troca de informações, um evento internacional desta envergadura permite que surjam desdobramentos entre os participantes e a população”, disse o secretário de Esportes e Cultura de Cascavel, Luiz Ernesto Meyer Pereira.
O kickboxing é um dos desportos de contato em forte ascensão, possui o reconhecimento do COI (Comitê Olímpico Internacional) e faz parte da FISU( (International University Sports Federation), dos jogos mundiais de combate e do The World Games. A Wako (World Association Kickboxing of Organizations) é a maior . “Este campeonato sul-americano é muito importante para nós porque queremos demonstrar a capacidade do Equador para representar nosso país no kickboxing”, completou Diego Seballos, da Confederação Equatoriana que participa com oito atletas deste campeonato.
Equipe de Joca Soares faz bonito no ringue na Taça Nacional Paulo Zorello