Inaugurado em 8 de dezembro de 1873, o Elevador Lacerda completa 148 anos nesta quarta-feira (8), data em que também se celebra o feriado de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do estado da Bahia. O equipamento, nomeado Elevador Lacerda em homenagem ao seu idealizador e construtor, Antônio Lacerda, faz o transporte de pessoas entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa, e a Praça Tomé de Souza, na Cidade Alta. Trata-se do primeiro elevador urbano do mundo e era o mais alto de todos quando começou a funcionar, com 63 metros de altura.
Depois de muitas reformas e de ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006, atualmente a estrutura do Elevador Lacerda tem 73 metros de altura, duas torres e já chegou a transportar 33.850 pessoas num único dia, recorde atingido em 16 de janeiro de 2019.
“O Lacerda, sem dúvidas, é um dos mais importantes símbolos de Salvador, não apenas por sua importância na mobilidade entre duas importantes regiões comerciais da cidade, mas também por todo seu valor histórico agregado. Ele é parte fundamental da rotina do soteropolitano e sua beleza e história atrai milhares de turistas anualmente para conhecer esse importante equipamento de nossa cidade. E para 2023, quando o elevador completará 150 anos, nós já estamos preparando uma grande obra de requalificação”, declarou o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.
O engenheiro de software César Rodrigues, 26 anos, veio de Fortaleza (CE) visitar Salvador, e comentou a utilidade do elevador. “É providencial porque nos poupa de subir uma ladeira grande para chegar na parte alta da cidade. E o melhor de tudo é essa vista maravilhosa do mar quando chegamos aqui em cima”.
Funcionamento
Durante este período de pandemia, o Elevador Lacerda funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário seguir os protocolos sanitários, como, por exemplo, o uso de máscara. A tarifa custa R$0,15.
Campanhas
Além de meio de transporte e cartão-postal, o ascensor também é peça importante de campanhas de mobilização junto à sociedade através da iluminação cênica, a exemplo do Dezembro Vermelho, que ocorre até o fim deste mês. A iniciativa, que envolve a iluminação do Elevador Lacerda na cor vermelha, visa chamar a atenção para o diagnóstico e combate ao HIV/Aids.