sábado 27 de abril de 2024
Imagem: Genial-Quast/Reprodução
Home / DESTAQUE / Moro é o segundo mais rejeitado; 61% dizem que o conhecem e não votam nele
quarta-feira 8 de dezembro de 2021 às 10:41h

Moro é o segundo mais rejeitado; 61% dizem que o conhecem e não votam nele

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo o colunista Reinaldo Azevedo, do UOL, um dos desafios que os candidatos têm pela frente é vencer a rejeição. A Quaest faz uma medição interessante porque cruza o conhecimento que o eleitorado tem do candidato com a rejeição — dado que, muitas vezes, parte da hostilidade eleitoral a um postulante se deve ao fato de que este é desconhecido de uma larga maioria.

Assim, há um sinal vermelho que esse levantamento detecta que é o “conhece e não votaria”. Duas outras categorias também são reveladoras: “conhece e votaria”, que aponta para uma consolidação da escolha, e “conhece e poderia votar”, que compõem, com o índice anterior, o potencial de um candidato.

Em outubro, 65% diziam conhecer Jair Bolsonaro e não votar nele. O número oscilou para 67% no mês passado e, agora, é de 64%. Afirmavam, há dois meses, conhecer o presidente e votar nele 20%, e outros 11% diziam que poderiam fazê-lo, marcando um potencial de 31%. Só 2% não sabiam quem é ele. Em novembro, esses números variaram, respectivamente, para 18% e 12%. E, neste mês, ficaram em 17% e 15%.

Sergio Moro continua a ser o segundo nome mais rejeitado: 61% dizem que o conhecem e não votam nele, mesmo número de novembro; em outubro, eram 59%. Afirmam saber quem é Moro e votar 6%; outros 19% dizem que poderiam fazê-lo. Em novembro, esses índices eram 5% e 19%; em outubro, 6% e 20%. O potencial de voto de Moro, portanto, não mudou. Nem a rejeição. Só 13% afirmam não conhecê-lo.

A rejeição a João Doria também segue alta: 59% dizem que o conhecem e não votam nele. No mês passado, eram 58%; em outubro, 61%. Conhecem e votam no tucano 2%, e 13% poderiam fazer essa escolha. Nos meses anteriores, respectivamente, 2% e 15% (novembro) e 3% e 14% (outubro). Dizem, no entanto, não conhecer o governador de São Paulo 24%.

A rejeição a Ciro Gomes também é alta: conhecem e não votam 55% — antes, 53% e 56%. Hoje, conhecem e votam 4%, e 22% poderiam fazê-lo. Em novembro, os números eram idênticos. Em outubro, respectivamente, 5% e 25%. Há uma possibilidade de que o potencial de voto esteja em queda. Afirmam não conhecer o ex-governador do Ceará 18%.

Dos candidatos muito conhecidos — só 1% diz não saber quem é —, Lula é o menos rejeitado. Dizem não votar nele sabendo quem é 43%. Em novembro, eram 39%, e em outubro, os mesmos 43%. Sabem quem é Lula e declaram votar nele 36% — de muito longe, é o índice mais alto. Para se ter uma ideia, nesse quesito, o segundo colocado é Bolsonaro, com 17%. Outros 19% afirmam que poderiam votar em Lula: o potencial de voto é de 55%.

Os que entraram mais tarde na corrida eleitoral ainda são desconhecidos da imensa maioria. Declaram não saber quem é Rodrigo Pacheco (PSD) 57% dos entrevistados. Sabem e não votam 36%. 1% dos ouvidos conhecem e votariam, e 5% poderiam fazer essa escolha. Não conhecem Luiz Felipe D’Ávila, do Novo, 74% dos ouvidos. Sabem quem é não votam 21%. Poderiam votar 3%.

Pois é… Alguns têm de fazer um esforço para que o eleitorado os conheça mais. Outros torcem para que os viventes esqueçam de sua obra na hora de digitar um número da urna.

Veja também

Indústria nacional de aviação vai bem depois de crise na pandemia

Depois de negócio frustrado com a americana Boeing, fabricante Embraer engorda carteira de vendas e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas