Preocupa ao deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) o impacto que a instalação de uma linha de transmissão de energia elétrica de 500KV (500 mil volts) e seus impactos na zona rural de Feira de Santana. A linha de transmissão atravessa os estados da Bahia e Sergipe.
O parlamentar apresentou uma indicação sugerindo ao governo federal que observe o estudo produzido pelo Instituto Federal da Bahia – campus Feira de Santana – que revela impactos em várias comunidades rurais, localizadas em, pelo menos, cinco distritos do município, a exemplo de Tiquaruçu, Maria Quitéria, Jaguara, Ipuaçu e Bonfim de Feira.
As comunidades impactadas, registra o parlamentar, são Quilombo Lagoa Grande, Ovo da Ema, Santa Rita, Lagoa da Nega, São José, Pé de Serra, Garapa, Vila Feliz, Saco do Capitão, Olhos D´Água da Formiga, Galhardo e Entroncamento da BR-116 Sul com a estrada do Feijão.
O deputado Carlos Geilson frisa o risco da implantação de uma linha de transmissão de alta voltagem na região: “Centenas de famílias deverão ser afetadas com esse empreendimento, incluindo territórios tradicionais de comunidade quilombola”, alertou. O estudo, acrescentou, também revela impacto na escola municipal Vitoriano Tomaz Bispo, granja na comunidade da Garapa, além de inviabilizar o projeto da rampa de voo livre na Serra de São José.