Empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, de diversos municípios baianos, estão reunidos até este domingo (28), na I Feira Interterritorial da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (I FAFESOL), que acontece no Parque de Exposições Antônio Setenta, no município de Itabuna.
Na feira, empreendimentos de diversas regiões do estado expõem e comercializam, para o público visitante, mais de 70 marcas de chocolates, alimentos agroecológicos, cachaças especiais, vinhos, mel de cacau e nibs de cacau e muitos outros produtos da agricultura familiar e economia solidária.
“Impressiona a capacidade da Bahia e a criatividade e força do rural e da agricultura familiar, que era invisível no passado, mas agora tem a oportunidade de criar seu ambiente de negócio e expor seus produtos num espaço diverso e educativo. Precisamos ampliar os investimentos e consolidar as conquistas. É a missão que o governador tem nos dado, e muito tem sido feito até aqui”, declarou Josias Gomes, parabenizando ao Instituto ECOBAHIA pela realização do evento.
De acordo com o coordenador da I FAFESOL e presidente da Cooperativa Agrícola de Pau Brasil (COOAP), Eliomar Melo, a feira tem como principal objetivo criar e consolidar um espaço de comercialização. “Não só a comercialização pela comercialização, mas também como um espaço de exposição, formação e troca de saberes, nesse intercâmbio realizado por meio dos empreendimentos, e com o público que vem, prestigia e compra os produtos”.
Produtos da agricultura familiar de diversas partes da Bahia são destaque na I FAFESOL
Eliomar ressaltou também que o evento possibilita aos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária terem um balcão de vendas, garantindo a renda no campo, com a participação expressiva das mulheres e dos jovens.
A I FAFESOL, que tem ainda a finalidade de fortalecer os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária, apoiados pelos Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s), dos respectivos territórios, acontece em paralelo à Expofenita, que conta com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).
Programação
O evento conta com atividades como a oficina de manipulação da carne do sol, de Itororó; oficina de chocolate dos Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP’s), de vários Territórios de Identidade, além de artesanato indígena, artesanato de empreendimentos de mulheres e terá ainda a participação da Farinheira de Bonecos.
A I FAFESOL, que conta com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), é realizada pelo Instituto ECOBAHIA, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Conta ainda com o apoio da COOAP e da Teia dos Povos e outros parceiros, a exemplo da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul).