quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Falha em sistema de votação põe prévia do PSDB em risco
domingo 21 de novembro de 2021 às 16:17h

Falha em sistema de votação põe prévia do PSDB em risco

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo apuração da CNN, a cúpula do partido se encontrou durante a votação para buscar uma solução para o problema. Havia uma expectativa para que o aplicativo voltasse a funcionar, mas isso ainda não aconteceu. Participaram do encontro Bruno Araújo, os senadores José Aníbal e Tasso Jereissatti, e outras lideranças da sigla.

Caso o sistema do aplicativo de votação não voltar até 17h, há um entendimento da cúpula do PSDB de que as prévias devem ser adiadas.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, João Doria, governador de São Paulo, e o ex-senador pelo Amazonas Arthur Virgílio disputam os votos de 44.697 afiliados e mandatários inscritos.

Na manhã deste domingo, o PSDB afirmou que o aplicativo “Prévias PSDB”, utilizado para escolher o representante da sigla na eleição do ano que vem, apresentou “instabilidade”.

O prazo de votação chegou a ser ampliado até às 18h — anteriormente, a votação se encerraria às 15h. No entanto, o governador João Doria afirmou nas redes sociais que os representantes do partido vão se reunir, pois querem “lisura” no processo.

“Estamos a caminho, Arthur Virgílio e eu, da sede do PSDB para reunião com Bruno Araújo. Nossa posição é clara. Queremos prévias, lisura e que todos os filiados cadastrados tenham direito garantido ao voto”, disse Doria.

O ex-senador Arthur Virgílio também foi às redes sociais para comunicar a reunião na sede do partido.

“Estou indo para a sede do PSDB com o governador João Doria para reunirmos com o presidente Bruno Araújo. Defendemos as prévias e a lisura do pleito. As pessoas não estão conseguindo votar e isso é descabido. Mas a democracia deve prevalecer, sempre”, escreveu.

Conforme adiantou a âncora da CNN Daniela Lima, aliados do governador Eduardo Leite querem estender prévia até amanhã, segunda-feira (22). Se o problema no aplicativo não for resolvido, aliados de Leite dizem que podem advogar para o adiamento das prévias para 2022.

“Racha” no PSDB

Embora o balanço até aqui é o de que os problemas acabaram por ampliar o racha no partido, ao chegar nas prévias, o governador de São Paulo, João Doria, declarou a jornalistas que o “PSDB está unido, continuará unido e fortalecido”.

“Estamos fazendo democracia. O PSDB está dando lição de democracia, respeitando o voto, a liberdade, o direito de todos seus filiados votarem e escolherem seu candidato à Presidência da República”, disse.

Já o ex-senador pelo Amazonas Arthur Virgílio disse que “dividir algo pequeno não é inteligente”. À CNN, ele afirmou que é um “anti-candidato” e que a intenção era “fiscalizar” o partido.

“Entendo que o partido para conseguir algo nessa eleição tem que unir suas forças, tem que haver humildade de todos. Agora posso falar que eu não era um candidato a presidente da República. Eu era um anticandidato. Meu sentimento é de unir o partido, funcionar como fiscal”.

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, disse que a é normal ocorrer divisão no momento da eleição, mas que, após as prévias, “vamos unir partido e depois unir o Brasil”.

“A política naturalmente no momento da eleição divide, porque a gente acentua na diferença. Mas passado o processo e tendo o resultado, tenho certeza que o partido estará unido para tirar o país da polarização”, concluiu Leite.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!