Prefeitos se reuniram com a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito
A Câmara Setorial de Segurança Pública da União dos Municípios da Bahia (UPB), representada pelos prefeitos Heráclito Rocha Harandas, de Jaguaripe, e Yuri César Menezes, de Pedro Alexandre, se reuniu na manhã da última quinta-feira (18), na sede da Polícia Civil com a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos Brito. O encontro teve o objetivo de solicitar a abertura das delegacias, aos finais de semana nos municípios, solicitar viaturas e o apoio para aumento do efetivo da Polícia, como delegados plantonistas e escrivães.
Durante a reunião o Harandas, prefeito de Jaguaripe, relatou casos envolvendo assaltos, homicídios e drogas nos municípios, buscando sensibilizar sobre a importância do atendimento a esse pleito dos prefeitos e prefeitas. “O nosso interior sofre, não temos autoridade policial nos nossos municípios. Viemos em busca de um alento. Os municípios estão sofrendo. A ampliação do efetivo é questão prioritária. Só assim conseguiremos uma melhor segurança pública para nosso povo” reforça o prefeito.
“Precisamos de mais estrutura e apoio para aumento do efetivo da Polícia nos municípios. Viemos aqui em nome dos colegas prefeitos e prefeitas que estão sofrendo com a falta de delegados, principalmente aos finais de semana, quando mais necessitamos”, explica o prefeito Yuri Menezes, do município de Pedro Alexandre.
Muito solícita e comovida com a situação dos prefeitos, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Campos informou que já estava ciente da situação e que soluções já estão sendo tomadas. “Vamos trabalhar nas estruturas físicas das delegacias municipais, estamos inserindo a conectividade, levando internet para oferecer um melhor serviço, a exemplo do flagrante a distância que queremos implementar e a realização do concurso para aumentar o efetivo. Vamos nos unir para avançar”, reforçou a delegada-geral.
A equipe técnica da UPB ressaltou o papel da Câmara Setorial de Segurança Pública e destacou que o objetivo é trocar experiências e estreitar os laços com a Polícia Civil para que se tenha mais segurança nos municípios, pois segundo informações da Polícia Civil, na Bahia, 188 municípios estão sem delegados.
A agenda solicitada pela UPB foi acompanhada pelo assessor de informações municipais, Cleidson Aragão, pela coordenadora de Relações Institucionais da entidade, Samara Alves, e pelo assessor jurídico, Wal Goulart.