terça-feira 19 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Getty images
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaro diz que Moro pediu vaga no STF após mudança na PF; o ex-ministro nega
quinta-feira 4 de novembro de 2021 às 15:05h

Bolsonaro diz que Moro pediu vaga no STF após mudança na PF; o ex-ministro nega

NOTÍCIAS


Em depoimento à Polícia Federal na noite da última quarta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro negou qualquer tentativa de interferir no órgão, mas confirmou que pediu ao ex-ministro Sergio Moro a troca do diretor-geral Maurício Valeixo pelo delegado Alexandre Ramagem, devido a um problema de “falta de interlocução”. Segundo o presidente, Moro teria condicionado a mudança à sua indicação a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

À PF, Bolsonaro declarou que não havia qualquer insatisfação ou falta de confiança no trabalho de Valeixo e negou ter intenção de obter informações privilegiadas de investigações sigilosas.

Indagado pelo delegado Leopoldo Soares Lacerda sobre o que quis dizer quando afirmou, em reunião ministerial, que tinha uma PF que não lhe dava informações, Bolsonaro declarou que se referia a “relatórios de inteligência sobre fatos que necessitava [saber] para a tomada de decisões, e nunca [a] informações sigilosas sobre investigações”.

O presidente acrescentou que “muitas informações relevantes para a sua gestão chegavam primeiro através da imprensa, quando deveriam chegar ao seu conhecimento por meio do Serviço de Inteligência”.

Ainda segundo Bolsonaro, a sugestão de nomear Alexandre Ramagem ocorreu “em razão da sua competência e confiança construída ao longo do trabalho de segurança pessoal do declarante, durante a campanha eleitoral de 2018”.

O presidente também foi perguntado se uma das motivações para a troca seria uma eventual falta de empenho da PF para desvendar a tentativa de assassinato que sofreu durante campanha em Juiz de Fora, em 2018. Em resposta, Bolsonaro disse que pediu uma “investigação mais célere e objetiva” sobre o caso ao ministro e que não percebeu nenhum empenho por parte de Moro. O presidente acrescentou, porém, que não fez “nenhum tipo de pedido na direção da investigação ou qualquer outra interferência no andamento dos trabalhos”.

“Não troco princípios por cargos”, responde Moro após acusação de Bolsonaro

Veja também

União Brasil e PSD definem derrota para o governo no Senado em votação de emendas, veja placar

A derrota do governo no Senado durante a votação do projeto que prevê maior rastreabilidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!