quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Leo Prates quer que Tereza Paim vire efetiva no comando da Sesab
sexta-feira 22 de outubro de 2021 às 06:44h

Leo Prates quer que Tereza Paim vire efetiva no comando da Sesab

NOTÍCIAS


Na inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Matos nesta última quinta-feira (21), o secretário municipal da Saúde de Salvador (SMS), Leo Prate, pediu segundo o jornal Tribuna, que Tereza Paim seja efetivada na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e disse que o prefeito Bruno Reis (União Brasil) pegou uma “mandioca grande”, ao assumir o Palácio Thomé de Souza. Prates ressaltou ainda que a capital baiana vive o “momento mais difícil” na área da Saúde, provocado pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o titular da SMS, houve um aumento da demanda pelos serviços públicos de Saúde, em primeiro lugar, segundo ele, porque muita gente deixou de fazer exames com receio de se contaminar o coronavírus. O segundo motivo, de acordo com o secretário, é que houve um empobrecimento na pandemia. O resultado é que uma parte da população deixou de ter plano de saúde, e tem buscado o Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu digo que vivemos na cidade de Salvador e na Bahia o momento mais difícil da pandemia, apesar de ser o melhor momento da pandemia. Uma dicotomia, porque nós estamos com os dados da pandemia sob controle, mas nós temos agora AVC em enormidade, infarto em enormidade, câncer em agravamento total, porque as pessoas ficaram com medo de irem às unidades de saúde”, afirmou.

Prates revelou ainda que “às vezes” ele “quebra o pau” com Bruno Reis, ao sugerir que têm discussões duras com o prefeito. “(Bruno Reis) é um cara que me liga às 5h da manhã e está trabalhando até 11h, 12h da noite. Às vezes, porque a gente é amigo de mais de 20 anos, a gente quebra o pau. Mas só nós dois, porque quem manda é ele. Mas, os dois querem sempre o melhor. O nosso projeto começou junto, e vai terminar junto. E o prefeito Bruno Reis pegou, como diz no popular, uma mandioca grande na frente, mas está descansado essa mandioca. E tenho certeza, que você vai ser o prefeito da Saúde de Salvador, o prefeito que curou as pessoas, que cuidou da vida das pessoas. E mais o prefeito que superou a pandemia”, declarou.

Ainda no evento, Prates pediu que o governador da Bahia, Rui Costa (PT), efetive Tereza Paim como secretário estadual da Saúde. Ela entrou após a queda de Fábio Vilas-Boas da pasta. “Tereza Paim entrou para a história como a primeira secretária mulher da nossa Bahia. (…) A gente apela para que isso se torne efetivo, e a Bahia tenha a primeira secretária de Saúde mulher. E mais do que mulher: uma brilhante, competente, com quem tive a honra e o privilégio de conviver esses dois anos (como secretário de Saúde de Salvador)”, pontuou.

A UBS oferecerá serviços de atenção integral, desde recém-nascidos até idosos, por meio de atendimento médico, de enfermagem e odontológico, com capacidade para atender cerca de 250 pessoas diariamente.  Para implantação do centro de saúde foram investidos R$3,3 milhões de recursos do Ministério da Saúde. A infraestrutura da unidade ocupa uma área de 23 mil m² e já foi sede do Centro de Referência do Adolescente Isabel Souto (Cradis) e da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). A construção do equipamento contou com a cessão do espaço pela gestão estadual, por um período de 50 anos.

Veja também

Novo presidente do TCU quer ofensiva contra subsídios do governo; setor elétrico está no alvo

Novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo chega ao cargo disposto a fazer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!