Seguindo o compasso de ajustes após a mudanças nas regras partidárias, o PV indicou de forma positiva segundo o Bahia Notícias, sobre a formação de uma federação com algumas legendas. O presidente estadual do partido, deputado federal Ivanilson Gomes revelou que o PV tem conversado com alguns partidos, porém alguns pontos tem que ser esclarecidos sobre a medida.
“Essa discussão está nas intenções. A federação tem pontos a serem esclarecidos, parece coligação, mas difere. Você assume a característica de um partido por quatro anos. Acho que a federação indica um caminho onde os partidos podem se aproximar dentro do viés ideológico, porém na realidade que os partidos tinham, em vários estados, caso do PV, Rede e Cidadania, caminhavam diferente em cada estado. O partido tem conversado com alguns desses partidos”, comentou ao Bahia Notícias.
Nacionalmente, além de conversar com a Rede e o Cidadania sobre a criação de uma federação, o Partido Verde também tem estabelecido tratativas com o PSB em busca de uma união para a eleição de 2022.
Ivanilson apontou que esse é um processo que está se iniciando. “Temos boa relação [aqui na Bahia] com a Rede e Cidadania. Sempre conversamos e na eleição passada até coligamos. Depende do nacional. No caso da Bahia teríamos tranquilidade, não teríamos dificuldades. Temos também com o PSB, não temos dificuldades. Na Bahia ele é maior que o PV, é um partido que tem uma musculatura bem maior. Mas, do ponto de vista de relação, temos uma boa relação”, disse Ivanilson.
Para dirigentes partidários baianos do PCdoB e PSB, a possibilidade representa um avanço do ponto de vista político e permite a sobrevivência, sobretudo, dos pequenos e médios partidos.