terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: Reprodução/Revista Veja
Home / NOTÍCIAS / Deputado diz que preço da Petrobras é definido pelos EUA e pede mudança
quarta-feira 20 de outubro de 2021 às 18:25h

Deputado diz que preço da Petrobras é definido pelos EUA e pede mudança

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) apresentou um projeto de lei à Câmara Federal nesta quarta-feira (20) que muda a composição de preços praticados pela Petrobras segundo o jornal O Tempo, para os derivados de petróleo (leia-se combustíveis) e ainda determina que toda a produção só será exportada após suprir o mercado interno.

Pela proposta, a composição do preço dos derivados de petróleo terá que ser feita em moeda nacional e considerando os custos de produção no Brasil. Segundo Lopes, desde 2016, com o governo de Michel Temer (MDB), houve uma mudança na formação do preço, que leva em conta os custos de produção e operação dos Estados Unidos e em dólar. Por isso, conforme o parlamentar, temos valores tão elevados para a gasolina e diesel.

“O preço do derivado vendido no mercado interno passou a adotar a seguinte referência de preço: o preço de aquisição do combustível negociado em Houston, nos EUA, acrescido dos custos logísticos até o polo de entrega do derivado (aqui no Brasil), o que inclui fatores como o frete marítimo, taxas portuárias e o transporte rodoviário, mais margens para remunerar riscos inerentes à operação. Ou seja, passamos a pagar pelo combustível que produzimos aqui valores como se estes combustíveis tivessem sido produzidos em Houston, acrecidos dos custos de trazê-lo de lá, mais as margens de riscos”, diz Lopes.

Pelo projeto, a Petrobras ainda só poderá exportar o derivado de petróleo quando o mercado brasileiro estiver suprido.

Ontem, a Petrobras informou que talvez não consiga atender a todos os pedidos das distribuidoras para entrega de gasolina e diesel em novembro, levantando a suspeita de que pode faltar combustível no Brasil.

Veja também

Venda de bebidas prontas em lata cresce 18% no Brasil

As vendas de bebidas prontas — ou ready to drink — cresceram no Brasil cerca …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas