De acordo com informações do ‘Correio Braziliense’, a Prefeitura de Niterói (RJ) firmou uma parceria com o Instituto Vero, idealizado pelo youtuber Felipe Neto, e o Instituto E se Fosse Você?, da ex-deputada federal Manuela D’ávila (PCdoB), para a realização de um projeto educativo de combate às fake news. O projeto irá promover a educação digital nas escolas, combater a desinformação e consequentemente a formação de milícias digitais.
“Qualquer projeto de país, de desenvolvimento, perpassa pela educação. O mundo se digitalizou e o Brasil está perdido em suas crises políticas. Temos que pensar em como iremos capacitar as pessoas, como vamos garantir que as mesmas tenham empregabilidade, como irão consumir informação de forma crítica. A internet está aí, e quem quiser avançar precisará saber usá-la para o bem próprio e do país. É disso que deveríamos estar falando”, comenta.
Felipe Neto afirmou que vivemos em um país onde “alguns políticos e figuras mal intencionadas se aproveitam da baixa capacitação educacional de boa parte da população para espalhar mentiras”, e projetos como esse podem ajudar nas próximas eleições.