Em 2018, Rui Costa (PT) buscou sua reeleição diretamente contra o grupo de ACM Neto, que indicou o então prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (UB). Agora, próximo de 2022, o pré-candidato ao governo do estado em 2022, ACM Neto (UB) tem se movimentado, nos bastidores, para garantir a candidatura de Zé Ronaldo ao Senado em sua chapa em 2022, talvez, em uma nova disputa direta contra Rui Costa (PT), que pode também ser candidato ao mesmo cargo. A informação é o portal Políticos do Sul da Bahia.
De acordo com a publicação, uma fonte teria informado da intenção de Neto em escolher o ex-prefeito de Feira de Santana para o posto. A escolha seria, segundo a coluna, uma forma de “premiar” José Ronaldo pelo sacrifício feito em 2018, quando renunciou seu mandato à frente da segunda maior cidade do estado para concorrer ao governo, quando ACM Neto recuou de sua renúncia e preferiu não disputar contra Rui Costa (PT).
Para isso, a expectativa é que Zé Ronaldo deixe o União Brasil para um outro partido da base. Nos últimos meses, o político tem sido cogitado em partidos como PL e PDT.