domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Autoridades do México alertam para formação de furacão na costa do Pacífico
segunda-feira 11 de outubro de 2021 às 08:48h

Autoridades do México alertam para formação de furacão na costa do Pacífico

MUNDO, NOTÍCIAS


O Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN) emitiu no último domingo, 10, um alerta para a possibilidade da formação de um furacão na categoria 1 da escala Saffir-Simpson (que vai até cinco) na costa do Pacífico. As informações são da Jovem Pan.

O fenômeno deve evoluir nesta segunda (11) e terça-feira (12) podendo atingir a categoria 3 da escala. De acordo com a coordenadora do órgão, Alejandra Méndez Girón, a expectativa é que a “depressão tropical 16 alcance a categoria de tempestade tropical, que levará o nome de Pamela”. A mudança de status, segundo a representante do SMN estava prevista para acontecer ontem. Às 15h de Brasília, o fenômeno estava a 460 quilômetros a sul-sudoeste da Mazatlán, no estado de Sinaloa. A depressão apresenta ventos constantes de 55 km/h, com rajadas que podem chegar até a 75 km/h e se move a oeste-noroeste a 30 km/h. A previsão é que o fenômeno gerasse ventos intensos, aumento nas ondas e chuvas, nas costas de Acapulco e Zihuatanejo, no estado de Guerrero, Lázaro Cárdenas, em Michoacán, Manzanillo, em Colima, e Puerto Vallarta, em Jalisco.

Méndez Girón afirmou ainda que, entre a tarde e a noite desta segunda-feira, 11, o fenômeno ganhará força até chegar a ser classificado como furacão de categoria 1, mudando a direção de deslocamento para as costas de Baja California e Sinaloa. Além disso, há expectativa de que possa se tornar um furacão de categoria 2 na terça-feira, 12, podendo tocar terra, já como categoria 3, nas costas de Sinaloa. O diretor de administração de emergências Defesa Civil do México, Eliseo Malacara, pediu que a população dos estados afetados aumente os cuidados, avaliem os riscos e evite descartar lixo de maneira inadequada, para não contribuir com as inundações das ruas. Além disso, o representante do órgão fez um apelo para que as pessoas se mantenham informadas sobre as condições meteorológicas através dos órgãos oficiais.

Veja também

Com sete leilões no ano, concessões de rodovias tem melhor marca desde 2007

O governo federal realizou na última quinta-feira (19) o último leilão rodoviário de 2024. Com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!