sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Associação de municípios pede a Bolsonaro para manter médicos cubanos

Associação de municípios pede a Bolsonaro para manter médicos cubanos

quinta-feira 15 de novembro de 2018 às 18:09h

A Associação Brasileira dos Municípios (ABM) divulgou uma carta aberta ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, pedindo que ele tome “ações imediatas” para reverter a decisão do governo cubano de retirar-se do programa Mais Médicos. O pedido, segundo o texto, é feito em nome dos prefeitos do Brasil. As informações são do jornal O Globo.

Na carta, a ABM argumenta que, graças ao program,a muitos municípios brasileiros puderam oferecer atendimento médico básico pela primeira vez para toda sua população. A associação afirma que o programa foi criado atendendo a uma demanda dos municípios que não conseguiam contratar médicos para determinadas regiões, como periferias das regiões metropolitanas, distritos indígenas, pequenas cidades e regiões distantes dos grandes centros urbanos.

“Particularmente, os cubanos têm atuado nas periferias das regiões metropolitanas, nos distritos indígenas, nas pequenas cidades e em regiões distantes dos grandes centros urbanos. São lugares, senhor presidente eleito, que viram, muitas vezes, pela primeira vez um médico. São municípios e regiões em que os médicos brasileiros dificilmente aceitavam ou aceitarão atender, mesmo a prefeitura pagando salários muito mais altos, com muitas dificuldades para fazê-lo”, diz o texto.

Segundo a associação, 700 municípios do país tiveram médico pela primeira vez com o programa Mais Médicos. Outro dado exposto no texto é que em cerca de 1.100 municípios o programa é responsável por 100% da cobertura da Atenção Básica.

“Nesse sentido, vimos apelar ao presidente eleito que busque reverter a decisão anunciada hoje pelo Ministério da Saúde Publica de Cuba de terminar a parceria com a Opas para envio de médicos ao Brasil”, conclui o texto.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!