sábado 11 de maio de 2024
Foto: Reprodução/PT
Home / NOTÍCIAS / ‘As pessoas têm que respeitar o Poder Executivo’, diz Lula
sábado 9 de outubro de 2021 às 13:06h

‘As pessoas têm que respeitar o Poder Executivo’, diz Lula

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Na entrevista coletiva que concedeu nesta última sexta-feira (8) em Brasília, o ex-presidente Lula fez uma avaliação do estado das coisas na Praça dos Três Poderes e cobrou respeito ao Executivo. O petista comentou ainda que Jair Bolsonaro não governa este país, o que segundo ele é feito pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.

Lula também fez críticas à atuação de integrantes do Judiciário, que para o ex-presidente não podem “ficar falando de política todo dia” e “dando sentença pela televisão”.

“A sentença tem que ser dada em função dos autos do processo. Nós temos países em que um ministro da Suprema Corte ninguém sabe qual é o voto dele, ele vota e acabou. Aqui no Brasil, as pessoas fazem o voto publicamente como se estivessem numa assembleia, e isso não é saudável. Eu acho que todas as pessoas sérias da Suprema Corte sabem disso”, comentou.

O petista também alfinetou membros do Legislativo por ficarem “judicializando a política”. “O cidadão manda um projeto pra Câmara, ele perde e corre pro Poder Judiciário. Ele é o primeiro a desrespeitar a política que ele tanto acredita”, disse Lula.

“Então, se cada instituição cuidar do seu papel, esse país volta à normalidade e tudo vai ser bom como foi em outros momentos nesse país. E as pessoas têm que respeitar o Poder Executivo”, acrescentou.

“Eu não sei se vocês estão acompanhando com atenção o que tá acontecendo no Congresso Nacional. Vocês já perceberam que o Bolsonaro não governa esse país? Vocês já perceberam que quem tá governando o país é, de um lado, o presidente da Câmara, e do outro lado o presidente do Senado? Que as emendas impositivas e as emendas do tal do Orçamento Secreto, do relator, é que estão fazendo com que os prefeitos não conversem mais com governadores, os prefeitos vão direto nos deputados e nos senadores?”, questionou o petista.

Ele continuou apontando a gravidade da situação do país onde o presidente “não tem nenhuma força sobre o Orçamento”.

“Ele [Bolsonaro] não o executa. Eu gostaria que vocês se dedicassem um pouco para avaliar o que tá acontecendo, porque eu nunca vi isso em todo o tempo de República nesse país. O Congresso é o Congresso, o Executivo é o Executivo, e o Judiciário é o Judiciário. Agora, me parece que tudo tem uma… tá tudo atropelado. É como se estivesse tudo num liquidificador disputando o mesmo espaço. E eu acho que é preciso acalmar, redefinir o papel de cada um. A Câmara e o Senado legislarem corretamente, o presidente da República executar e administrar corretamente e o Poder Judiciário julgar, cumprindo que está na Constituição, porque ele é o garantidor da Constituição. Se a gente voltar à essa normalidade, vocês vão perceber que uma boa parte dos graves problemas desse país terminam”, concluiu Lula.

Veja também

Sobe para 126 número de mortos no RS por chuvas, que afetaram 1,9 milhão

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou nesta sexta-feira, 10, a situação do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas