Uma pesquisa do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs) com 1.532 gestores do setor público e privado do país mostrou quais foram os principais impactos da pandemia no dia a dia dos hospitais.
A transformação digital provocada pela grande quantidade de pacientes que tiveram que ser atendidos remotamente foi a mudança mais radical apontada por gestores da saúde ouvidos na pesquisa. A maioria indicou essa opção como o principal impacto da pandemia em uma lista de dez itens. O levantamento não fez diferenciação entre impactos negativos ou positivos.
A fragilidade do sistema foi o segundo impacto mais sentido pelos gestores, segundo o levantamento. Na sequência vieram a saúde mental dos profissionais, a gestão financeira dos negócios, os custos na saúde e o despreparo da força de trabalho. A capacidade de adaptação, o planejamento estratégico, a inovação e a valorização do setor foram os demais impactos da pandemia apontados pelos executivos da área.
“A pandemia nos fez conscientizar para fatos importantes. A transformação digital foi o principal impacto apontado pelos executivos. Certamente ela permite maior e mais rápido acesso da população ao sistema de saúde. Também a pesquisa aponta que a pandemia impactou mostrando nossas deficiências com um sistema de saúde fragilizado e com uma força de trabalho despreparada. E apontou ainda a necessidade de planejamento estratégico, gestão e inovação”, disse o presidente da CBEXs, Francisco Balestrin na revista Veja.