terça-feira 30 de abril de 2024
(Barcroft Media/Getty Images)
Home / Mundo / MUNDO / Governo brasileiro se articula para comprar pílula contra Covid da Merck
segunda-feira 4 de outubro de 2021 às 12:01h

Governo brasileiro se articula para comprar pílula contra Covid da Merck

MUNDO, NOTÍCIAS


O Governo Federal começou a se articular, conforme o portal Metrópoles, para comprar o primeiro comprimido contra a Covid-19 com eficácia comprovada, desenvolvido em fase experimental pela Merck, no Brasil registrado como grupo farmacêutico MSD.

Chamada de molnupiravir, a pílula oral reduziu os riscos de internações ou morte pela doença em cerca de 50% durante os estudos da fase 3, conforme anúncio feito pela empresa na última sexta-feira (1º/10).

Segundo apurou a coluna, esses estudos vinham sendo monitorados por integrantes da Subchefia de Articulação e Monitoramento (SAM) da Casa Civil e membros do Ministério da Saúde, que comemoraram os resultados.

Após o avanço dos testes, integrantes do governo brasileiro já teriam, inclusive, feito contatos iniciais com a MSD, companhia que se chama “Merck, Sharp & Dohme” nos Estados Unidos e no Canadá.

Pioneiro

Fontes do Palácio do Planalto informaram à coluna que o objetivo é que o Brasil seja um dos primeiros compradores do remédio, quando ele tiver autorização das autoridades sanitárias para ser comercializado.

Responsável pelo desenvolvimento da pílula, a MSD anunciou na semana passada que planeja pedir o “mais rápido possível” autorização para uso de emergência nos Estados Unidos e em outros países.

Para integrantes da ala política do governo, se concretizada, a compra da pílula seria uma forma de fazer o presidente Jair Bolsonaro abandonar o discurso em defesa de medicamentos como a cloroquina.

Segundo a MSD, o molnupiravir age interferindo com uma enzima que o coronavírus usa para copiar seu código genético e se reproduzir. O remédio mostrou atividade semelhante contra outros vírus.

Veja também

Com 40 anos de carreira, qual é o valor da fortuna de Madonna?

A cantora Madonna está no centro de todos os holofotes no Brasil. Nesta última segunda-feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas