Apesar do que diz uma pesquisa divulgada na última quarta-feira (28) pelo Poder360, na qual Lula (PT) é eleito presidente do Brasil contra qualquer candidato incluindo o atual mandatário Jair Bolsonaro (sem partido), o colunista Leonardo Sakamoto apostaria em uma recuperação do atual chefe do Executivo para o pleito do próximo ano.
“Se eu tivesse que apostar, diria que Bolsonaro consegue se recuperar e o segundo turno será Lula e Bolsonaro ou Bolsonaro e Lula”, disse ao UOL News sobre os dois candidatos melhores colocados nas pesquisas até agora. O jornalista afirmou que relatórios de intenção de voto são como fotografias de um momento específico e as eleições estão a um ano de distância, ou seja, muito ainda pode acontecer.
No estudo do Poder360, Lula e Bolsonaro oscilaram 3% e 2% para cima, respectivamente, se comparado com o levantamento anterior. Assim, o petista conquistou 40% dos eleitores para 2022 e Bolsonaro ficou com 30%.
Para Sakamoto, por enquanto é impossível dizer qual dos dois é o grande favorito. Além disso, ele falou ser importante analisar o eleitorado levando em conta “essa realidade fora das redes sociais e grandes cidades, que se faz sentir nas horas certas”.
Outro fator que com certeza terá influência em 2022 é como serão as campanhas de Lula e do atual presidente. “Bolsonaro não tem a vantagem de ser o novo e o outsider, mas tem a máquina do governo”, ponderou.