O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em entrevista ao jornal O Globo nesta última quinta-feira (23), que o PSDB deve participar das manifestações dos partidos de oposição contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. A posição de FHC vai de encontro a postura de líderes do partido, para quem existe resistência interna a adesão aos atos junto com o PT.
“Não importa quem convoque. Havendo uma convocação que seja possível de participar, dizer o que pensa é bom”, afirmou o ex-presidente, na entrevista ao O Globo.
A participação nos protestos contra Bolsonaro foi definida em reunião de partidos de esquerda como PT, PSOL, PCdoB, PDT e PV, além de outros de centro, como Cidadania, Rede e Solidariedade. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) também deve marcar presença.
Já no PSDB nacional, apesar da decisão de que será oposição ao governo, há contrariedade nas bancadas de deputados e senadores do partido, já que muitos parlamentares sofrem pressão de eleitorado conservador e evangélico.
Para o tucano, a participação do PT, não é um impeditivo para uma frente ampla de partidos contra Bolsonaro. “É bom que se crie uma frente ampla. Que haja diversidade de opiniões, mas que sejam todas a favor da democracia. Eu não discrimino (o PT). O PT não é intrinsicamente contra a democracia. Nunca foi. O governo do PT muitas vezes dava a sensação de (ser). Mas não há um sentimento genuíno do PT de ser contra a diversidade de opiniões”, disse FHC.