Mais ações de fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção à vida foram realizadas, no último fim de semana, pela força-tarefa formada pelas secretarias municipais de Urbanismo (Sedur) e Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar. As ações tiveram como foco estabelecimentos comerciais e ambulantes, assim como o combate à poluição sonora.
De 10 a 12 de setembro (sexta-feira a domingo), foram feitas 1.565 vistorias, em 62 localidades da capital baiana. Neste período, foram emitidas 16 notificações por descumprimento das medidas sanitárias, seis interdições de estabelecimentos, sendo cinco bares (Brotas, Campinas de Brotas e Imbuí), além da paralisação de um evento desportivo (Ondina). Foram dispersadas ainda aglomerações nos bairros de Mata Escura, Nova Brasília, Alto do Coqueirinho, Nova Brasília de Itapuã,Lapinha, Massaranduba e Paripe.
Na sexta-feira (10), em operação de fiscalização realizada na Feira de São Joaquim, Semop e Transalvador atuaram no ordenamento dos ambulantes que trabalham no entorno da feira. A ação contribuiu para a organização do comércio e ajudou a liberar o fluxo de veículos nos estacionamentos, permitindo a parada dos ônibus nos pontos e facilitando o trânsito na região.
Entre os dias 9 de julho e 12 de setembro, foram realizadas 37 mil vistorias, emitidas 546 notificações, realizadas 79 interdições e dispersadas 75 aglomerações. Do início da pandemia, quando a primeira operação da força-tarefa saiu às ruas, no dia 18 de março de 2020, até agora, 539 mil vistorias foram feitas, com 9,2 mil interdições executadas, 99 cassações de alvarás, e 1.178 aglomerações dispersadas, num total de 550 mil ações de fiscalização.
Feira do Rolo
Já no domingo (12), em ação integrada realizada na chamada Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal e ruas transversais, 44 agentes da Semop e da Guarda Municipal, atuando com 12 veículos, coibiram o comércio de rua irregular. Foram realizadas apreensões de bens e equipamentos, sem a devida licença para instalação no logradouro público, e feita a dispersão do público presente no local.
Durante a ação foram apreendidos sete sacos contendo produtos diversos, entre eles uma balança, um ventilador, uma gaiola danificada, um alto-falante, um pneu danificado e uma gaiola com um pássaro silvestre, encaminhada à Guarda Civil.
Operação Silere
Buscando manter a ordem pública, por meio da dispersão de aglomerações e redução de emissões sonoras, a Operação Silere, formada por integrantes da Sedur, Transalvador, PM e Polícia Civil, atenderam a 768 denúncias no fim de semana. A ação resultou na presença em 125 localidades, onde 347 vistorias foram realizadas.
Foram apreendidos, durante as incursões, 34 equipamentos de som, nos bairros do Alto do Coqueirinho, Vila Ruy Barbosa, Mata Escura, Nova Brasília de Itapuã, Liberdade, Nova Brasília, Cajazeiras, Bonfim, Caminho de Areia, Brotas e Stella Maris. No ranking dos bairros com maior número de denúncias, neste fim de semana, constam Barra, São Marcos, Itapuã e Nazaré.